sábado, 3 de outubro de 2009

Presidente do Fundo Social de Solidariedade entrega Certificado a Associação Suzano Feliz pelos relevantes trabalhos prestados a terceira idade




PROJETO CENTRO DE CONVIVÊNCIA PARA IDOSOS
É TEMPO DE SORRIR E CANTAR

O projeto do centro de convivência proporcionou muitos ganhos para os idosos, permitindo a identificação de suas necessidades comuns e propondo soluções, além de contribuir para o desenvolvimento das várias formas de inserção social e gerar uma representação social e a valorização do idoso e da própria cidadania.
O projeto é tão valorativo na sua essência que os idosos participantes muitas vezes participam das atividades nos dois períodos oferecidos manhã e tarde sempre demonstrando alegria, motivação e principalmente a vontade de estar sempre no projeto, tendo se transformado em direito adquirido para esta clientela, que segundo relato não poderia saber viver sem este espaço. Também é ousado e criativo, pois surgiu para resgatar a cidadania, a dignidade e a auto-estima de cidadãos e cidadãs que se encontravam no anonimato e, não raras vezes, excluídos da sociedade. O idoso, ao se afastar do mercado de trabalho, perde a identidade e o convívio com o mundo exterior, confinando-se em uma menor realidade, o que o faz sentir-se, muitas vezes, incapaz, mas o projeto trouxe novamente este bem estar e a sensação de ser útil para si e para o próximo.
Através do projeto os idosos também adquirem conhecimentos, valorizam a auto-estima, lutam para ter uma qualidade de vida melhor, abandonam a ociosidade e buscam outros caminhos, como as reuniões em grupos com dinâmicas, orientação sobre saúde, habitação, alimentação, transporte, meio ambiente e atividades artesanais.
RESULTADOS OBTIDOS
10 idosas obtiveram direito a profissionalização, por meio da Carteirinha do Artesão, expedida pela SUTACO em parceria com a Assufel.
2 idosas –foram incluídas no quadro de recursos humanos da Assufel, sendo prestadoras de serviços autônomas realizando atividades de educadora social no projeto do centro de convivência, importantíssimo para valorização do idoso enquanto profissional.
138 idosas – descobriram novas habilidades artesanais.
50 idosas – conseguiram gerar renda extra devido a descoberta de novas habilidades
05 idosas- pararam o tratamento com psicólogos do CAPS em virtude da participação nas atividades do centro de convivência.
a média de frequência das idosas nas atividades do centro de convivência foi de 96%.