quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Natal 2009




Confraternização de Natal da Associação Suzano Feliz


terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Oficinas de Geração de Renda Ano de 2009


OFICINA DE JORNAL

OFICINA DE EVA


OFICINA DE CULINÁRIA

OFICINA DE FUXICO

OFICINA DE PATCHWORK

OFICINA DE PADARIA
PROJETO DE GERAÇÃO DE RENDA - FAMÍLIA FELIZ

O projeto em questão apresenta a experiência da Associação Suzano Feliz - Assufel no programa de apoio sócio familiar Família Feliz que fora desenvolvido junto aos beneficiários dos programas sociais Bolsa Família e Renda Cidadã, em parceria com o governo Municipal e Federal, além de grupos formados em decorrência de demandas das comunidades locais, tendo se transformado num centro de referência para estas famílias em situação de exclusão e vulnerabilidade social, contando com uma rede de apoio para enfrentamento das dificuldades, descoberta de novas habilidades, bem como a capacidade de empreendedorismo e da economia solidária, com o fomento da prática da geração de renda. O problema principal era buscar alternativas para vencer o desemprego e a exclusão social, a partir de diretrizes e princípios da Economia Solidária. Nesse sentido, fazia se mister desenvolver uma metodologia de incubação de grupos de geração de renda, que se adequassem aos usuários, levando informações, trabalhando os temas transversais, meio ambiente, além das oficinas de geração de renda. Como solução adotada a ASSUFEL sensibilizou as comunidades locais (Parque Maria Helena, Maria de Maggi, Vila Maluf, pertencentes e região central e a periferia do Município, no Jardim Nova América e adjacências) em julho de 2006, assim como ocorreu a sensibilização dos beneficiários dos programas de transferência de renda . Essa etapa foi implementada a partir de agosto de 2006, com atividades divididas em 02 etapas quinzenais, sendo trabalhado reuniões temáticas e oficinas de geração de renda com os participantes. Ao invés de cooperativas estimulamos a criação de grupos de trabalho, além da participação individual ou coletiva dos beneficiários, com ênfase na descoberta de novas habilidades, valorização das famílias em sua diversidade cultural, sua história, trajetórias, problemas, demandas, potencialidades, relação com a comunidade e trabalho produtivo. O foco do projeto é a família que ao participar do projeto vem romper com paradigmas conquistando novos espaços na sociedade.
O projeto fora planejado e estruturado com o objetivo de potencializar e fornecer um desenvolvimento integral aos grupos envolvidos, não só os apoiando na produção, mas também na capacitação, gestão de seus negócios e facilitando e garantindo a exposição e venda dos produtos.
Em pesquisas e atendimentos efetuados na entidade e formulação de diagnóstico da situação das comunidades onde estão inseridos os projetos observamos que a necessidade de cuidar da família e das tarefas domésticas faz com que estas famílias aceitassem mais empregos de menor qualidade, inserindo-as na economia informal e levando-as a um beco sem saída, totalmente desprovidas de proteção social.
Em época de crise econômica quando a sustentabilidade é tema primordial para milhares de brasileiros a geração de renda, a descoberta de novas habilidades, o fortalecimento dos vínculos familiares, o protagonismo social e possíveis soluções para o desemprego generalizado torna-se imprescindível para o desenvolvimento efetivo de projetos e ações sociais e oportuniza a conquista da autossustentação financeira de suas empreendedoras.
Considerando que dentre as metas do milênio até 2015, validada pela Organização das Nações Unidas – ONU a promoção da igualdade entre os gêneros e a autonomia das mulheres tem papel centralizador;
Considerando que promovendo a autonomia das famílias o desenvolvimento econômico acaba se tornando efetivo;
Considerando que a ASSUFEL tem como missão resgatar a auto-estima, cidadania, sustentabilidade e gerar alternativas para o desenvolvimento econômico, cultural e social para estas famílias;
As famílias em situação de vulnerabilidade social devem ter a oportunidade de superação desta situação de pobreza, através do acesso a oportunidades de emprego decente, que lhes proporcionem realizar um trabalho produtivo e rentável, em condições de liberdade, segurança e dignidade humana, visando minimizar esta situação de pobreza para que não continue sendo um legado para as próximas gerações.
Resultados obtidos
O projeto de apoio sócio familiar Família Feliz trouxe impactos sociais, econômicos e ambientais aos participantes, pois ocorreu uma ampliação na rede de relacionamento destas famílias, desenvolvimento de novas competências, aumento de renda, mudanças de hábitos, tendo em vista a interação com o meio ambiente. O retorno à sala de aula foi um resultado obtido para cerca de vinte mulheres do grupo das famílias. Houve, ainda a inclusão de 10 adolescentes no projeto do Projovem Adolescente, assim como a inclusão de 15 idosas no centro de convivência É tempo de sorrir e cantar. O incentivo e participação do grupo nestas conquistas foram importantes para que essas famílias pudessem alcançar aquilo que acreditavam ser impossível. A discussão acerca da temática da violência doméstica trouxe avanços e transformações nas relações e fortalecimento do vínculo familiar.